Tipos de Inteligência:Serviços de Inteligência X Terrorismo Internacional
HUMINT: "Human Intelligence". É a forma de obtenção de informação por meios tradicionais e humanos apenas. Por exemplo, a utilização de espiões. Sempre foi a forma de obtenção de informação mais importante e mais utilizada. Entretanto, o SIGINT já pode ser considerado a maior fonte de obtenção de inteligência.
SIGINT: "Signals Intelligence" . É a forma de colheita de inteligência por meio da interceptação de sinais de comunicação entre máquinas ou pessoas. Existem 3 sub-categorias para o SIGINT:
-COMINT: "Communications Intelligence", centrado nas comunicações humanas.-ELINT: "Eletronic Intelligence. Utiliza de sensores, como radares, para a obtenção de dados.-FISINT: Foreign Instrumentation Intelligence" . Inteligência obtida a partir da monitoração de comunicações não-humanas do alvo, como sistemas Friend or Foe.
IMINT: "Imagery Intelligence". Obtenção de inteligência através de imagens como as de satélite ou aeronaves.
MASINT: "Measurement and Signatures Intelligence". Inteligência obtida a partir de medidas e assinaturas de eventos, como explosões atômicas.
OSINT: "Open source Intelligence". Inteligência obtida por meio de dados disponíveis para o público de forma geral. Por exemplo: Televisão, jornais e revistas etc.
Inteligência X Terrorismo Internacional
O atual contexto de globalização permitiu o contato de culturas anteriormente isoladas, e com essa maior mobilidade de informações e pessoas tendem a aflorar divergências ideológicas e religiosas, que atingem seu ápice em ações de violência - quando alimentadas pelo radicalismo e pela intolerância. O terrorismo se insere nesse processo.
O diálogo entre as civilizações vem se tornando cada vez mais difícil, principalmente em se tratando da propagação do terror por aqueles que se consideram mais fracos e injustiçados. Nessa situação a atividade de Inteligência torna-se fundamental e indispensável.
O êxito do trabalho de coletar informações e elaborar cenários é estimulado pelos atuais desafios representados pelo terrorismo islâmico. Tem-se nesse combate a dificuldade de caracterizar o inimigo, e mais uma vez as ações de Inteligência tornam-se necessárias. Desde os atentados terroristas ocorridos em 2001, o tema ganhou caráter prioritário nos EUA, assim como em vários países europeus, que também passaram a ser ameaçados e/ou atingidos.
Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas prescrevem uma série de recomendações que incluem combate à lavagem de dinheiro (relacionada ao financiamento do terrorismo), regras para o controle de operações financeiras, fiscalização das fronteiras e certificação de portos e aeroportos. O financiamento do terrorismo é um dos pontos que precisam ser explorados mais profundamente; fragilidade que é verificada não somente no Brasil.
A Inteligência, cada vez mais, tem voltado sua atenção para a antecipação de ameaças terroristas. Algumas condições são fundamentais para o sucesso de suas ações, das quais podem ser citadas:
• estudo contínuo de organizações terroristas bem como de movimentos guerrilheiros, grupos e indivíduos de alguma forma relacionados a esta atividade, abrangendo seus antecedentes históricos, motivações, estrutura, bases de apoio e tendências;
• implantação de banco de dados específico, voltado ao acompanhamento e identificação de organizações e grupos suspeitos;
• controle da movimentação de alvos de interesse, dentro de um país e internacionalmente;
• formação de uma rede de informantes, sobretudo nas áreas que tenham colônias de etnias, migrantes e/ou refugiados, em cujo país de origem existam atividades terroristas;
• infiltração de agentes em organizações e grupos terroristas, ou de apoio a ações terroristas;
• desinformação de dados de interesse para as organizações terroristas com a finalidade de iludir, confundir e/ou conduzir ao erro aquelas organizações, facilitando a detecção de seus componentes, assim como o acompanhamento de suas ações;
• contrapropaganda, que será de especial relevância na formação da opinião pública em favor das ações de Inteligência; e
• detenção de pessoas para interrogatório e possibilidade de deportação, desde que mediante fundamentação e com controle externo voltado à prevenção de excessos. [FONTE: Abin.gov]
A Inteligência brasileira está se adaptando às condições sociais, políticas e econômicas do país. Mas é importante ressaltar que, com questões estratégicas cada vez menos presas às fronteiras nacionais, é preciso discutir formas de os países melhor compartilharem conhecimentos e de desempenharem ações conjuntas. A cooperação pode ser uma poderosa arma para o alcance e a manutenção da estabilidade e da ordem.
Segurnaça Cibernética
Ataques cibernéticos e as falhas de segurança nas redes, e principalmente na web são um problema de constante preocupação para os principais analistas mundiais e profissionais de segurança da informação.
Muitos países, preocupados com atos terroristas, já estão atentos à Segurança Cibernética (Cybersecurity) e, por consequência, à Inteligência cibernética (Cyber Intelligence). O melhor exemplo é os EUA.
A Guerra Cibernética
"Cibernético" vem do grego "kybernetiké" e significa "a arte de controle, exercida pelo piloto sobre o navio e sua rota”. Sendo a arte de comandar ou controlar, "sua forma primordial de agir é pelo comando ou controle de todo ciclo de informações", segundo Fernando G. Sampaio. O termo "Guerra Cibernética" é bastante abrangente, atingindo esferas antes apenas do mundo real - incluindo a ameaça à soberania de um país.
Uma vez que ocorre ameaça à soberania, a tendência é a criação de mecanismos de defesa e reação, se necessário. Mas o setor público não é o único que sofre com o problema, os setores privados lidama ainda com a espionagem industrial, cada vez mais realizada por mioes tecnológicos.
Níveis do Cyberconflito:
1- cibervandalismo;
2- crime cibernético;
3- ciberespionagem;
4- ciberterrorismo; e
5- ciberguerra.
Inteligência Cibernética
Essa Inteligência seria responsável por propiciar conhecimentos necessários à defesa e otimizar a capacidade de resposta frente a uma ameaça virtual iminente. Aliar ações de Inteligência aoconhecimento humano é fundamental para melhorar a defesa e a reação. Em suma, serve para orientar os organismos públicos e privados no sentido de acompanhar, detectar e analisar as ameaças virtuais, sugerindo ações, de maneira constante, onde as máximas estão na resposta e na solução rápida. É interessante notar que a Inteligência Cibernétic está apta a propor soluções tanto do ponto de vista tático quanto do ponto de vista estratégico.
Investimento em Inteligência X Tipos de Governo