Principais Agências

BRASIL
- ABIN: A Agência Brasileira de Inteligência, criada em 1999 por Fernando Henrique Cardoso, tem como principais deveres investigar ameaças reais e potenciais e identificar oportunidades de interesse do Estado brasileiro, e defender o estado democrático de direito e a soberania nacional. Ainda não possui uma organização tão desenvolvida quanto a de outros serviços de inteligência do mundo.

EUA
CIA: A CIA (Central Intelligence Agency), formada durante a segunda guerra mundial (1939-1945), tem a função de fornecer informações de segurança nacional para o país e se engaja em missões secretas a mando do presidente. São atribuições da CIA executar o monitoramento da inteligência estrangeira, executar atividades de contra-informação e contra-terrorismo e obtenção de dados sobre corporações, países e indivíduos dentre outras. 

- FBI: O FBI (Federal Bureau of Investigation), além de ser um organismo investigativo criminal de âmbito federal, efetua serviços de inteligência domésticos. É portanto, responsável por obter informações ligadas a questões internas como corrupção e drogas e foi, no passado, capaz de desmantelar as famílias mafiosas conhecidas como a "Cosa Nostra".



RÚSSIA

- KGB: A KGB(Comité de Segurança do Estado), era a principal organização de serviços secretos da então União Soviética. Teve uma atuação muito importante durante a guerra fria e suas funções incluíam ambas a de uma Polícia federal quanto as de operações secretas no exterior. Após o fim da URSS, a KGB foi dividida em o FSB e a SVR Russos.

- FSB: É a polícia federal russa, responsável pela segurança interna.

- SVR: É responsável pelo serviço de inteligência externa da Rússia.



REINO UNIDO

- MI5: Responsável pela segurança interna e serviços de contra-inteligência. O MI5, Military Intelligence section 5, também é comumente conhecido como Security Service.


- MI6: Oficialmente designado como Secret Intelligence Service, ou SIS, é encarregado de conduzir atividades de inteligência externa e espionagem.



FRANÇA

DGSE e DCRI: A Direção Geral de Segurança Exterior é o serviço de inteligência externo da França, realiza operações de obtenção de informação e contra-inteligência em cooperação com a DCRI (Direção central de inteligência interior), responsável pela segurança interna da França.



JAPÃO

- Naicho: O Serviço de análise e inteligência japonês é responsável pela análise de políticas de outras nações que possam servir de interesse para o Japão. Grande parte das informações da Naicho é proveniente de outras agências de inteligência de outros Estados.



ISRAEL

- Mossad: É o Instituto para inteligência e Operações especiais. Esse é o serviço secreto de Israel e suas principais atribuições são atividades de contra-terrorismo e a obtenção de informação. Dentre as principais operações da Mossad destacam-se: a obtenção do discurso secreto de 1956 em que Khrushchov condenava Stalin; O sequestro do criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann e a operação "Cólera de Deus" cujo objetivo era eliminar os responsáveis pelo massacre de Munique de 1972.



INTERPOL

- A Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida como Interpol, é uma organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de diversos países. Criada em Viena, em 1923 por Johannes Schober, hoje possui sua sede em Lyon na França. A Interpol não se envolve na investigação de crimes que não envolvam vários países membros ou crimes políticos, religiosos e raciais. Trata-se de uma central de informações para que as várias polícias do mundo possam trabalhar integradas no combate ao crime internacional, contrabandos e tráfico de drogas. Um recente exemplo de atuação da Interpol foi a sua participação na identificação e prisão de 25 hackers do grupo conhecido como "Anonymous" em 4 países, acusados de publicar dados confidenciais, em fevereiro de 2012.